terça-feira, 17 de maio de 2016

POBRES NO ESGOTO E RICOS NO PALÁCIO

A convivência humana tem os seus caprichos e quem pretender entender a cabeça das pessoas terá que ser extremamente humilde como os psicoterapeutas, se colocar na posição de mero observador e ouvir, ouvir e ouvir.
O ambiente dos debates sobre política é um excelente observatório pela biodiversidade de fatores que nele atuam em função não se sabe de que. Uns querem mudanças profundas, outros nem tanto, alguns não querem mudanças porque assim está bom pra eles, outros são revoltados e alguns se omitem sem sequer desejar opinar sobre o tema.
Ouvi nestes dias um cidadão que não é brasileiro, é oriundo de um país vizinho, nada contra a sua nacionalidade não brasileira, com formação superior e bem empregado. Ao comentar os movimentos sociais que usam camisas vermelhas, ele desenrolou um discurso extremamente reacionário e repleto de preconceitos. Dizia que o movimento denominado “Sem Terra”, se trata de baderneiros, malandros, comunistas que devem ser severamente reprimidos pelo governo, e cita o nome do ministro da segurança institucional um general do exército nomeado pelo Temer, como solução para os problemas dos “sem terra”. Desenvolve um raciocínio do tipo, ofensivo sugerindo que os defensores dos governos populares deveriam morar no esgoto juntamente com os ratos, uma coisa terrível e quem ouvia não gostou. Talvez, por ser estrangeiro de alguma cultura diferente da nossa, não conheça suficientemente a realidade brasileira que é composta de uma enorme quantidade de gente pobre, de pouquíssimo aceso à cultura e educação, ou à saúde ou mesmo ao emprego justo. O povo brasileiro não precisa de castigo, mas de carinho, de afago, de esperança e acima de tudo de solidariedade ou quem sabe compaixão, e de oportunidade para estudar e aprender alguma profissão.
Eu ouvi e resolvei registrar por escrito, porque as coisas que se publicam hoje podem mostrar em algum futuro distante como era o Brasil em 2016, e os sentimentos que compunham esta população que sofre nas mãos de um domínio historicamente covarde do poder elitista que quer financiar empresários mesmo sem competência e, se possível, exterminar os pobres.
É verdade que a nossa tentativa de estabelecer governos de trabalhadores teve problemas, mas, por isso achar que todos os que querem governos que protejam a pobreza, sejam indignos, é pesar demais a mão.
Essas pessoas que estão falando tantas intempéries são as mesmas que ajudaram a tirar uma presidente popular por corrupção que ela mesma não participou, e puseram um presidente que está sendo investigado, e comprometido com políticos cheios de defeitos sociais.
Ai o contrassenso da elite mal resolvida. Quer colocar os vermelhos no esgoto junto com os ratos e manterem os ladrões de casaca no palácio. Durmam com um barulho desses. Eu não consigo.
João Lúcio Teixeira- Jornalista


Nenhum comentário: