sexta-feira, 27 de maio de 2016

MUDA O QUADRO DE CANDIDATURAS EM CARAGUÁ

Fontes confiáveis informaram ao Blogdojoaolucio o que o blog já havia previsto bem antes. O Sr. José Pereira de Aguilar já aceita a impossibilidade de ser candidato a prefeito de Caraguá no próximo pleito de outubro. O Aguilar seria, sem dúvida, um forte candidato já que foi vice prefeito e prefeito da cidade e goza de bom prestigio popular. Acontece que tem contas rejeitadas pela câmara municipal e a lei de ficha limpa impede que candidatos nessas condições possam disputar eleições durante um período de cinco anos a contar da data da rejeição. Segundo consta ele estava fazendo um esforço jurídico para tentar suspender os efeitos das rejeições das suas contas e assim se candidatar com uso de medida liminar autorizada pela justiça. A situação era difícil porque a lei de ficha limpa é explícita ao dizer que candidato com contas rejeitadas não podem competir, e como se trata de julgamento político e não jurídico, a justiça não tem poder para anular a votação da câmara se nela não houver alguma ilegalidade. No caso em apreço a legalidade das votações da câmara não foram questionadas na justiça e, portanto, são válidas para todos os fins de direito.
A novidade, para quem conhece e acompanha a política local é a indicação do filho do Aguilar para substituí-lo na disputa e, quem vai às urnas é o José Pereira de Aguilar Junior e não o pai, que pretende usar o peso do seu nome para convencer os eleitores a votarem no seu filho. O Junior é um bom rapaz, bom filho, bom chefe de família, e tem todo o direito de ser o candidato. O que não se pode admitir é que a campanha possa ter como fim a indução em um candidato como se fosse o outro, mas isso não parece ser a intenção da família querida e respeitada. Não vão enganar o povo e farão, certamente uma campanha esclarecedora que informe ao eleitor que o filho é o candidato.
Dos candidatos que estavam participando do grupo de apoio há uma certa parte que se sente prejudicada porque contava com o prestigio do pai, mas há uma parte dos apoiadores que mantem firme na intenção de apoiar o Aguilar Junior.
A informação que nos chega, dá conta de que o Aguilar pai ainda continua se dizendo candidato até que chegue o momento da convenção partidária, mas sabe-se que a substituição já está praticamente confirmada. Só uma das maiores zebras da história do Brasil poderia mudar esse rumo.
Para o velho Aguilar o sentimento de perda deve ser grande porque ele tinha reais condições eleitorais de voltar ao cargo de prefeito, e nem todo o prestigio político se transfere na prática. Isso deve criar uma sensação de desconforto para quem gosta tanto de política.
Este Blog quando informa, não torce e só busca esclarecer, e por isso havia dito antes que o Aguilar somente poderia ser candidato se conseguisse uma liminar da justiça, mas medida liminar só é concedida quando há algum direito em risco como por exemplo quando alguém está correndo um risco de ter algum prejuízo irreparável que a justiça possa impedir que ocorra até que a questão seja definitivamente resolvida na justiça. A liminar protege algum direito, e o candidato que tenha contas rejeitadas ou condenação e colegiado da justiça, não tem direito a ser protegido por esse instrumento jurídico. Valeu a luta do velho Aguilar, que tentou voltar a fazer o que tanto gosta.

Nenhum comentário: