segunda-feira, 25 de abril de 2016

QUEM SERÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO EM CARAGUÁ

Essa é a pergunta que se ouve nas ruas da cidade com frequência exagerada. O fato é que por ora, ninguém é candidato a nada por que a lei eleitoral só autoriza a candidatura depois de realizadas as convenções partidárias e oficializada a inscrição do nome junto à justiça eleitoral. Convenções só se realizarão depois do mês de junho para as eleições que se darão no mês de outubro. Há alguns que andam se dizendo em campanha antes da bola rolar e isso é temerário porque na convenção dos partidos pode haver surpresa e alguém que estava em campanha ser preterido na votação dos convencionais ou ser impugnado pela justiça e ficar fora da disputa. Cada partido ou coligação de vários partidos, somente poderá indicar um nome para a disputa de prefeito e no caso de Caraguá, o máximo de 30 candidatos a vereadores. Neste ano a campanha começará bem mais tarde do que nos anos anteriores já que serão apenas 45 dias de campanha oficial enquanto nos anos anteriores era 90 dias o período de propaganda. 
Caraguá tem alguns nomes que estão se apresentando como pré-candidatos a prefeito e inúmeros outros que pretendem ser vereadores. Dentre os que se dizem na disputa do cargo máximo está o Alvaro Alencar, advogado, pelo PPL- Partido da Pátria Livre, José Ernesto, médico, pelo Solidariedade, Nivaldo Alves, ex-secretario de esportes da cidade, pelo PR, Gilson Mendes, engenheiro ex-secretário de obras da cidade, pelo PSDB,  Neto Bota, vereador, e especulam o meu nome, João Lúcio como pretenso candidato. 
O Gilson Mendes afirma publicamente que é o candidato que será apoiado pelo atual prefeito da cidade, o que se confirmado, elimina a possibilidade de o Neto Bota disputar porque estão ambos no mesmo partido o PSDB, salvo a hipótese de ter havido alguma mudança que não tenha sido divulgada. Outro nome que anda circulando é o do médico Jose Ernesto, que sai em carreira solo. Nivaldo Alves vem acelerando os trabalhos conta com algumas legendas, mas vai também correr na mesma raia do Gilson e do José Ernesto. 
O Álvaro Alencar, advogado, deve sair pela frente popular formada por partidos que não fazem parte do atual sistema de governo local e seria junto ao nome do João Lúcio opção oposicionista ao atual modelo de governo.
Álvaro e João Lúcio têm ampla relação de amizade e poderiam compor um conjunto com relativa possibilidade de uma boa eleição, mas por ora ambos mostram interesse em disputar o cargo máximo na cidade. João Lúcio é do PROS.
Nesse universo de debates, pode se entender que havendo a união de Álvaro e João Lúcio numa só chapa, o que ainda não é possível de se afirmar, as eleições de prefeito em Caraguatatuba não teria hoje nenhum favorito se levado em conta o conjunto de nomes acima delineados. 
É bom levar em conta que a legislação eleitoral proíbe grandes gastos na campanha deste ano e quem abusar do dinheiro poderá ganhar e não tomar posse.

Nenhum comentário: