terça-feira, 23 de junho de 2015

UM ESTELIONATO PÚBLICO EM CARAGUATATUBA

Caraguatatuba consegue mais uma proeza em matéria de administração pública de má qualidade, ao provocar o colapso no sistema de iluminação pública, na transição que transfere a manutenção desse serviço da empresa Bandeirante Energia para o município. Para que houvesse a modificação o prefeito Antônio Carlos encaminhou um projeto de lei, que aprovado pelos vereadores, criou a amaldiçoada contribuição que vem sendo cobrada há vários meses dos munícipes da cidade, e que é paga juntamente com a conta de energia elétrica. Valores abusivos que chegam a mais trezentos reais por mês em contas de empresas comerciais, e aumenta também as contas das residências. Alegou que cobraria essa contribuição para poder assumir o serviço de manutenção da rede pública de iluminação. Atualmente há na cidade cerca de 1370 postes com lâmpadas pagadas, o povo reclamando e o prefeito alegando que só vai assumir o serviço depois que a empresa Bandeirante Energia, entregar todos os postes devidamente acesos. Ora, se era para cobrar e assumir o serviço porque agora, depois de vários meses de recebimento, ainda está brigando na justiça com a empresa concessionária?
Se não fez nada ainda, o dinheiro recebido deve ser devolvido ao cidadão que está fazendo o papel de idiota, ao pagar uma nova contribuição e não receber sequer o serviço que vinha sendo prestado antes da existência da tal taxa dissimulada de contribuição.
Não há seriedade no trato dessa questão da parte do governo municipal que inventou a “taxa” altamente duvidosa ainda que a constituição a permita, sem nenhuma regulamentação, e agora depois de mais de seis meses com o nosso dinheiro nos cofres, vem dizer que ainda não assumiu o serviço.
Essa situação mostra, uma espécie de estelionato administrativo, que visa a induzir em erro o cidadão que se vê pagando por um serviço que recebia de graça e deixou de receber o mesmo serviço depois que começou a pagar por ele.
Um governo sério, no mínimo suspenderia a cobrança em nome da moralidade pública. O ministério público precisa ingressar com ação que vise a suspensão da cobrança até que o serviço esteja plenamente restabelecido ou então estar-se-á verificando o que se chama de enriquecimento sem causa da parte do governo municipal de Caraguatatuba.
Segundo a Constituição Brasileira, o serviço público tem que ser prestado de forma eficiente e contínua e se há na cidade cerca de 1370 postes apagados, não há que falar-se em eficiência no serviço.

Eis o tal choque de gestão que o prefeito prometeu quando foi eleito. 

Nenhum comentário: