domingo, 15 de março de 2015

SOBRE O MOVIMENTO POPULAR DE 15 DE MARÇO DE 2015

Finalmente o povo brasileiro parece acordar organizadamente para enfrentar a luta contra a corrupção, e encheu ruas e avenidas em um movimento popular ordeiro, ainda que sem lideranças conhecidas. A forma de luta evoluiu.

Foi impressionante a quantidade de pessoas que vestiram verde e amarelo e foram pra rua pedir o fim da corrupção, da impunidade, e uma parte considerável pedia a saída da presidente Dilma. O Impeachmant não foi o tema dominante nas passeatas, porque perdeu para a corrupção, mas foi muito notado no conteúdo das faixas e cartazes.
Confesso que não esperava tanto, e nem acreditava que os motivos fossem capazes de mobilizar tantas pessoas, sem quebra-quebra, sem vandalismo, sem máscaras e sem abusos.
Em seguida os representantes do governo, em especial o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, foram à imprensa falar em nome do governo e prometeram que o governo Dilma vai mudar a sua forma de atuar, a começar pela divulgação, nos próximos dias, de medidas sérias e eficazes contra a corrupção. Mudança de governo neste momento pode não ser tão importante quanto o atual governo mudar de comportamento e parar de negociar com a bandidagem corrupta que habita o poder no Brasil. Importante também é estender as investigações de corrupção aos municípios brasileiros que são roubados diariamente, em uma espécie de descaramento sem limites, com prefeitos e vereadores que enriquecem roubando dinheiro público, e prejudicando a qualidade dos serviços públicos a cada dia mais precários.
Mudar a presidência não vai resolver essas safadezas municipal e estadual, que se somadas resultarão em muito mais prejuízos ao povo do que o rombo da Petrobras. Se isso acontecer, e os prefeitos ladrões forem postos fora do poder e nas cadeias, assim como deputados estaduais e vereadores, o Brasil, começará de fato a ser passado a limpo.
A Dilma não tem que ficar oferecendo cargos para esses oportunistas safados e precisa realmente mostrar as garras da honestidade, ou sucumbirá numa oportunidade bem próxima e com ela a esperança que ainda existe. Se ela mostrar vontade de acabar com a corrupção, ainda terá chances de recuperar o apoio popular que o seu partido vinha mantendo e perdeu de forma tão rápida com o escândalo do mensalão e depois com o petrolão.
Quem torce para o Brasil torce pelo fim da corrupção, e a Dilma ainda tem chances de  transformar o Brasil.

Nenhum comentário: