sábado, 14 de fevereiro de 2015

VIVAS À INCOMPETÊNCIA

O Jornal Noroeste News, tem publicado em sua contracapa, matérias extraídas do Blogdojoaolucio.blogspot.com, claro, com a nossa permissão. Nesta última semana a matéria que chamou a atenção foi a que versava sobre a mudança de local do carnaval de antigamente que há décadas se realizava na praça do coreto no centro da cidade. Essa era a única festa de carnaval com tradição na cidade e atraia famílias da cidade e de fora que se divertiam com pouco dinheiro e muita alegria, tanto nos bailes infantis como à noite. A praça é tida como ambiente familiar, com baixíssimo índice de violência, portanto, altamente segura e agradável.
Ao que se soube, alguns ocupantes de cargos de confiança na municipalidade deram a ideia da mudança justificando a intenção com os danos que as festas causavam aos canteiros da praça. Parece que o prefeito não vai àquela praça há muito tempo porque se fosse, veria que não há plantas e nem canteiros, mas um deserto mal tratado com solo de terra rachada como o chão do nordeste em épocas de seca. Não há jardineiro e nem caminhões pipas para molhar as plantas como se vê em outras cidades. Tudo seco, mal cuidado parecendo mais praça de guerra do que de centro de cidade. Portanto, essa desculpa não poderia colar nunca para justificar a mudança do carnaval de antigamente que simplesmente foi deletado da agenda do prefeito Antônio Carlos.
O Jornal publicou a matéria e o que impressionou-me foi a quantidade de pessoas na rua cumprimentando-me pelo texto. Houve quem dissesse que leu mais de uma vez a matéria e que se fosse escrever sobre o assunto teria escrito exatamente o que eu escrevi. É gratificante saber que estamos fazendo algo do agrado de tanta gente simples ou não.
O fato é que muito está se falando em “impechment” da Dilma, mas fala-se muito pouco no Brasil em cassação de prefeitos e mesmo os que já estão cassados como o caso do de Caraguá e o de Taubaté, continuam fazendo do poder algo particular seu e de suas famílias, em total falta de respeito aos interesses do povo.
O de Caraguá chega ao exagero de colocar mármore na avenida da praia, numa extensão de vários quilômetros, em uma cidade que não tem medicamentos na farmácia pública, constrói os prédios que ele mesmo escolhe, as construtoras são sempre as mesmas, não ouve ninguém, e faz o que bem entende. Até consegue acabar com o pronto socorro único da cidade e agora com a única festa descente do carnaval local.
É um governo desorganizado, porque já trocou mais de 80 secretários em seis anos, governo fraco e inexpressivo aos olhos dos cidadãos que sofrem nas filas do serviço público de má qualidade, sofrem a falta de segurança que o prefeito piorou quando desligou em 2009 as câmeras de segurança e nunca mais ligou, fato que parece mostrar desinteresse no combate ao tráfico de drogas, governo de um prefeito que não pode andar nas ruas da cidade por medo do povo, ou pelo menos desprezo ao povo. Enfim, Caraguá está experimentando uma das piores fases da sua história nas mãos de um político cassado por improbidade que continua no cargo por conivência de um poder judiciário que lhe dá mais oportunidades de ser prefeito do que a lei autoriza. Se o Judiciário fosse firme no cumprimento da lei, ACS já estaria longe de Caraguá porque a suspensão de seus direitos políticos já decretada por colegiado da justiça estadual resulta na imediata, perda do cargo público, mesmo que algum recurso em terceira entrância esteja em andamento. Há magicas que só alguns conseguem entender.

Caraguá está sendo castigada e não governada.

Nenhum comentário: