segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

SOBRE O CARNAVAL EM CARAGUATATUBA

O Blogdojoaolucio.blgspot.com publicou uma crítica ao ato do prefeito Antônio Carlos da Silva, por retirar da praça do coreto no centro da cidade, o carnaval de antigamente que ali vinha sendo realizado há décadas e que era a única festa carnavalesca com alguma tradição na cidade.
A crítica em relação ao carnaval de Caraguá não pode ser restrita apenas a esse erro gravíssimo, mas pode ser extensiva aos bailes populares que existiam nos bairros da cidade que contavam com bandas em épocas de carnaval e atualmente não mais desfrutam dessa forma de diversão. Desde que o atual prefeito tomou posse em 2009, tudo isso foi acabando e o mesmo efeito se vê na festa do Camarão que se realizava anualmente na região do camaroeiro, que foi transferida para a praça de eventos e perdeu o charme e a importância. Essa festa vem sendo enfraquecida ano após ano. A festa da Tainha, e do Mexilhão, seguem o mesmo caminho. A impressão que se tem é que o prefeito da cidade não gosta de povo pobre e de eventos populares, porque está dando valor somente para a festa do “Caraguá a gosto” que se realiza no mês do mesmo nome e versa sobre alimentação promovendo disputa entre restaurantes da cidade que oferecem seus pratos à apreciação dos julgadores. Festa de rico, é claro, como era aquele movimento ridículo que denominavam de “Megacicle”, que trazia motociclistas de fora para fazerem a maior farra na cidade, maconha, cachaça, mulher pelada sobre os triciclos, um monte de gente porca mijando na rua e depois que iam embora a cidade ficava destruída e precisava refazer toda a sinalização de solo do trânsito.
Agora o senhor prefeito investe contra o carnaval popular e manda mudar o único baile popular gratuito do centro da cidade para a praça de evento lá no fim do mundo, e depois reviram a insanidade e trouxeram para a praça de eventos na praia do centro, local também inadequado e todo mundo sabe porquê. Há tráfico de drogas e consumo exacerbado no local, bebidas sem controle, jovens se agredindo, e houve até mortes em confronto entre polícia de bandidos no final do ano passado, naquele local.
Neste carnaval houve problemas com a polícia em relação ao um grupo de participantes do Bloco da Piranhas, outra atividade que não tem nada de organização em que um monte de “homens” se vestem de mulher, enchem a cara e saem pelas ruas fazendo bagunça ao invés de brincarem com graça e respeito. Houve conflito na saída do bloco e a polícia precisou ser firme para conter as loucuras de um carnaval que vai indo de mal a pior em Caraguá. Até o Padre da Igreja do centro da cidade fez duras críticas na missa, ao prefeito por mexer no carnaval de antigamente que na praça do coreto perto da igreja, nunca teve ocorrência polícial nestes anos todos e acolheu inúmeras famílias que vêm de outras cidades para o carnaval organizado e  tranquilo da praça Dr. Cândido Mota.
Ainda bem que a FUNDACC – Fundação Cultural responsável pelo baile infantil manteve a matinê na praça central e ontem o que se viu foi um monte de crianças fantasiadas acompanhadas de pais e parentes, numa beleza de confraternização.
À noite, do domingo de carnaval, aconteceu o baile dos adultos no mesmo local, mas financiado pelos comerciantes da praça que resolveram afrontar o poder público e fizeram o baile bancando as despesas com banda. A prefeitura fez o possível para atrapalhar, retirando dali as coberturas que protegem da chuva, retirou a iluminação que sempre esteve ali nos eventos, e deixou a praça às escuras, sem cobertura, sem banheiros públicos, e ainda assim o baile foi um sucesso, com muita gente lotando a praça e, de novo, nenhuma ocorrência policial.
O que se vê de tudo isso, é que o comércio de cidade turística não devia depender de prefeito algum para essas eventualidades, e bem que a associação comercial e outras instituições ligadas ao mundo do comércio poderiam realizar as festas populares sem prefeito e nem vereador ou similares que só têm servido para atrapalhar no caso de Caraguatatuba. Nem os enfeites de natal foram instalados no último fim de ano. Abandonaram a cidade ao Deus dará.
A banda que tocou na praça do coreto, não era a oficial que tocava todos os anos e a diferença foi grande de uma para outra, cada qual no seu estilo, mas a variação de repertório e de estilo agradou perfeitamente.
A banda oficial do Zé Pepê tocou no baile infantil e a banda alternativa, de nome Carnavalha tocou à noite o que mostrou que a variação também faz bem e houve mais interação entre os foliões e a banda que animou bastante, especialmente com o repertório de Axé e alguns "rocks" nacionais em ritmo de marchinha ou reage.
Ficou evidente que a sociedade pode organizar-se mesmo contra os governantes que estão lá para administrar a nossa vontade e não a vontade deles. O poder não pode ser exercido com ódio, mas com amor, carinho, respeito e acima de tudo com humildade. Afinal o poder é efêmero e logo os atuais detentores estarão fora dele e a vida vai continuar talvez melhor sem eles.
Parabéns à FUNDACC por não ter retirado o baile infantil da praça central e aos comerciantes por terem descoberto o caminho das pedras sem a nefasta e desagradável intervenção do poder público.

Seria oportuno que a FUNDACC mandasse retirar a cerca que isola a praça, coisa que nunca houve antes, e mandasse iluminar corretamente o local como sempre foi, e ainda que colocasse ali as coberturas de volta. Ainda há tempo e reconhecer os erros é virtude.

Nenhum comentário: