sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

DILMA NEGA CREDENCIAMENTO DE EMBAIXADOR DA INDONÉSIA

A grande mídia mundial está repercutindo hoje o ato da presidente Dilma Roussef que está insatisfeita com o governo da Indonésia que há cerca de um mês executou a sentença de condenação à morte de um brasileiro que ingressou no país com cocaína. Lá, a lei prevê pena de morte por fuzilamento de pessoas que traficam drogas, e o brasileiro sabia disso, mas resolveu correr o risco. A presidente Dilma pediu clemência ao governo da Indonésia para que impedisse a execução da pena de morte. Não foi atendida e ficou muito brava. Agora, há outro brasileiro no corredor da morte que deverá ser executado nas próximas semanas pelo mesmo motivo. Levou droga daqui para a Indonésia, certamente imaginando que tudo poderia acabar em pizza como acontece por aqui. Foi detectada possível doença do tipo esquizofrenia no atual brasileiro que aguarda a morte por fuzilamento, e a família do réu pediu que ele fosse internado em hospital e não executado. O governo Indonésio está mantendo-se irredutível e diz que lá só não são executados as mulheres grávidas e os menores de idade. Os demais vão para o muro de fuzilamento sem pena nem dó.
Hoje seria o dia em que o Brasil iria deferir o credenciamento do embaixador da Indonésia no Brasil, mas a presidente Dilma avisou que não receberia os representantes daquela nação e nem concederia o credenciamento diplomático. Este fato é uma espécie de rompimento nas relações diplomáticas entre os dois países, e perfaz ato de extrema seriedade que pode gerar precedentes que possam abalar a convivência entre nações.
Analisando o fato, vê-se que a presidente pode estar utilizando-se do caso para ofuscar os escândalos Petrobrás, e nessa hora qualquer motivo serve de escudo.
Se alguém de outro país vier aqui e praticar algum crime que o Brasil condene a longo período de prisão, e o presidente do outro país pedir ao presidente do Brasil para não aplicar a pena da lei, seria uma espécie de revogação da lei porque outros presos irão querer tratamento idêntico e ninguém mais será preso.
Se lá a pena é a de morte para traficante de droga é, de certo modo, um absurdo pretender que o cidadão brasileiro seja tratado diferente dos demais que praticarem o mesmo crime. Afinal o brasileiro sabia que o risco era morrer fuzilado e resolveu correr o risco conscientemente, até porque tinha 43 anos à época. É a maldita mania de achar que não vai dar em nada.
A crise diplomática por conta de execuções de sentenças da justiça da Indonésia é uma atitude que não deveria ocorrer porque o presidente de lá está apenas cumprindo o que decidiu a justiça. Essa história de piedade contra quem faz tanto mal à sociedade é coisa de sentimentalistas latinos que acham que o coração ou a emoção são mais importantes do que a realidade. Será que já não é hora do Brasil pensar em discutir pena de morte para traficantes ao invés de querer revogar as leis de países que levam a sério essas práticas?
O povo brasileiro nem ligou pra essa execução e a maioria em pesquisas de opinião pública divulgadas na imprensa, até achou que o Brasil deveria fazer o mesmo com os seus criminosos. No Brasil cerca de metade ou mais da criminalidade urbana decorre do tráfico e uso de droga e nós estamos enxugando gelo contratando clinicas de recuperação, enquanto que a bandidagem vicia muito mais do que nós conseguimos recuperar. A bandidagem se organiza muito mais do que as polícias e está controlando até os presídios e influindo na justiça. Será que a Indonésia está errada? É um caso a se pensar?

Nenhum comentário: