sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO, FELIZ TUDO!

A vida urbana tem enormes conveniências, mas traz no seu ritmo às vezes alucinante, alguns ingredientes que merecem atenção especial. O estresse resultante da velocidade com que a vida passa é inevitável, porque nem sempre o corpo e a alma conseguem acompanhar o ritmo das sucessões dos fatos. Ao levantar da cama, logo cedo, a cabeça começa a operar a agenda que, se não for administrada com eficiência, não caberá no dia. Acordar a filha, preguiçosa que gostaria de permanecer na cama até mais tarde, colocá-la no chuveiro, e ali mesmo dar o suco que já estava na caixinha porque não daria tempo de espremer a fruta, oferecer o lanchinho também elaborado por alguma empresa esperta que já sabia que eu não teria tempo para prepará-lo, enxugar a menina para que não fique resfriada, como recomendou a pediatra, vesti-la rapidamente por que o Cazuza já falava, há décadas, que o tempo não para. A mochila, o tênis, ih..... esqueci de amarrar o cadarço, que merda de pressa!...  Ih!.... não penteei o meu cabelo, nem o dela, agora sim, vamos nós. Já no carro... será que apaguei o fogo do fogão? Será que o ascendi? Desliguei o chuveiro? Melhor ir ver, mas e o Cazuza!... O tempo, meu Deus, acho que eu vou enlouquecer. A Menina reclama que está sentada sobre o cinto da sua cadeirinha no banco de trás, eu no da frente, virar pra trás... não consigo. Desço, dou a volta, abro a porta de trás, mas não fechei a da frente e o vizinho que foi mais rápido do que e
Há sempre uma saída. Feliz Natal!
u, reclama que a minha porta aberta está impedindo a sua passagem na garagem do meu prédio, essa droga de prédio que bem poderia ter mais espaço de passagem dos carros, ele aciona a buzina, eu grito vai tomar ........ hei, parei, pensei e lembrei do analista e, calma, Celeste, muita calma nessa hora! Fui parando e pensando, o vizinho buzinando, me apercebi-me sentada no chão da garagem na posição loto do Yoga, com os dois dedos das mãos formando talvez um ó ou quem sabe mandando tudo pro inferno.  Minha filha desce do carro, agora são três outros carros a buzinarem ávidos pela passagem, ela me olha de frente, com seu jeitinho infantil e diz: Vamos todos pro inferno mãe? Já estamos lá, respondi extenuada.
Aí, eu acordei!..  Que alívio, nesta manhã de domingo, único dia feliz se não fosse o temor de lembrar que amanhã será segunda. Ah! Pera aê, é véspera de Natal, férias, viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiva! Viva, viva, viva!... nós duas de mãos dadas, cantando e brincando de roda como antigamente. Viva. É Natal, estamos em férias, vamos visitar o papai, a vovó, vamos?
Lembrei que tenho que comprar presentes. Onde? No shopping, com filas, cartão de estacionamento, hum! mas é natal.
Falei sobre o meu sonho, por telefone, com o analista, logo às oito da manhã e ele, ainda bocejante, recomendou: Dirija devagar, verifique o óleo do carro, calibre os pneus, abasteça, veja se não esqueceu nada, para não se lembrar tarde demais, e o mais importante é desarmar a sua própria alma, e ir sabendo que vai encontrar motorista barbeiro na estrada, vai ter fila no pedágio, o pai da sua filha vai criticar a educação que você está dando à ela, vai falar que ela está magrinha, vai ter uma irmã ou tia reclamando da vida, do filho ou da filha, e você precisa se preparar para não se estressar com os problemas dos outros. Desarme a sua própria alma.
Desarmar a minha alma? O que quis dizer o analista? Hummm! Desarmar a minha alma quer dizer, dispa-se dos pensamentos negativos e saiba que em todos os momentos e locais há alguma felicidade pronta pra ser vivida. Esqueça a Dilma, a Petrobrás, o escândalo do metrô paulistano, o preço da gasolina, o vereador safado, o prefeito ladrão, o vizinho que gosta da buzina, a criança que morreu esquecida no banco do carro no calor de dezembro, e pense que a sua piscina não está cheia de ratos como dizia o Cazuza noutro poema, mas cheia de pétalas de rosas e um banho de “ofurô” vai fazer de você a pessoa mais tranquila do mundo. Pense que tudo tem um lado bom e outro ruim, e você escolhe para qual dos dois vai olhar.
Vá com Deus, e volte com a alma lavada, a mente ereta e o coração tranquilo, porque haverá mais um ano a ser vencido e o tempo não para. Com a cabeça tranquila, organize a sua própria paz, porque Deus tem muito a fazer e talvez tenha que acudir outras pessoas que precisam mais do que você.  Cuide-se. Mande um beijo, de você para você mesma, como prova de amor próprio. Ame-se antes de tudo e de todos.
Ah! Pra finalizar, esqueça dos problemas que te fazem sofrer, passe uma borracha sobre eles e seja feliz. 
Feliz Natal, feliz Ano Novo! Feliz tudo! 

Boa viagem!...

Nenhum comentário: