quarta-feira, 15 de outubro de 2014

UM BOM DEBATE NA BAND

A Rede Bandeirante de Televisão, vem se notabilizando pela transmissão de debates entre candidatos a cargos políticos. Há alguns anos a empresa vem apresentando debates em formatos variados, e ontem o modelo foi uma vez mais aprimorado para permitir que os debatedores tivessem plena liberdade de fazerem as perguntas diretamente entre si, sem a intervenção do apresentador, que na realidade deixou de se comportar como mediador e passou a ter um papel de menor destaque. Em uma hora e meia de debate o apresentador talvez não tenha ocupado cinco minutos do tempo.
Quem assistiu com atenção a íntegra das discussões, viu que o tom era forte dos dois lados, com um pouco mais de agressividade da parte do Aécio, preocupado em buscar desqualificar o governo da Dilma. Do outro lado, claramente ansiosa, Dilma buscava desqualificar o governo do Aécio em Minas Gerais.
Os críticos acham que o evento deveria ter mais conteúdos ideológicos ou pragmáticos do que agressões, mas outros acham que essa forma de confronto obriga os candidatos a serem mais autênticos, falarem o que pensam ou sentem e assim se mostrarem mais abertamente aos espectadores. Nenhum deles levou papéis para consultas no ar.
A pergunta hoje, não pode ser “quem ganhou o debate”, mas quem foi melhor avaliado pelo espectador depois de tantas perguntas e respostas.
O Aécio foi bem, mas poderia ter explorado melhor alguns fatores que lhe favoreceriam, como, por exemplo, o bom aproveitamento escolar do estado de Minas que é o primeiro colocado nas estatísticas oficiais do ministério da educação. Nem lembrou disso. Há outros fatores positivos do seu governo que não foram explorados. Preferiu buscar a desqualificação do governo da Dilma, ainda que defendesse o governo do Lula nas entrelinhas. A Dilma bateu forte na questão da corrupção quando o Aécio referiu-se à corrupção na Petrobras. Ela disse que seus corruptos estão presos mas os do PSDB do metrô paulista estão todos soltos. Afirmou que essa era a diferença do seu governo para o dos tucanos. “Nós investigamos e prendemos e vocês, protegem os seus corruptos”.
Aécio pegou pesado na questão do baixo crescimento econômico brasileiro que vai crescer cerca de 0,3% neste ano, o que ele diz ser vergonhoso que coloca o Brasil na lanterna entre os países da região.
Assim foi o tom das discussões e parece que a Dilma com toda a sua ansiedade conseguiu sair-se um pouco melhor.
Surpresa em todo esse cenário de disputa pelo voto é a pesquisa que foi publicada antes do debate em que a Dilma teria 49% das intenções de votos e o Aécio aparece com 51%, em perfeito equilíbrio na medição do nível de aprovação popular.  
Um detalhe do debate pode mudar o quadro e o que parecia obvio, um crescimento do candidato Aécio, pode estar sendo revertido pela Dilma, que deu um trato no visual, mudou as cores da roupa, retocou cabelos e o batom, e pareceu menos durona diante dos olhos do povo.
Pode-se dizer que não há definição quanto às possibilidades de cada um nas urnas, com pequena possibilidade de reação da Dilma que pode ter se saído um pouco melhor no debate da Band, que foi talvez o melhor modelo de debate já visto.
Hoje deverão ser publicadas pesquisas sobre a possibilidade eleitoral que já levarão em conta o desempenho no debate de ontem e os números poderão espelhar a tendência do voto popular, única forma aceitável de escolha de governante.
O que importa é a democracia, que nos permite votar até aprendermos a escolher com precisão o melhor para a nação.

João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: